Os motores à gasolina para aeromodelos se tornaram muito populares no Brasil e a cada dia observa-se um maior número de aviões com esse tipo de motorização. Algum tempo atrás, no entanto os motores glow de 10 cm3, famosos 60 ou 61 eram predominantes nas pistas. Depois, surgiram os motores glow de maior cilindrada com os 90, 120, 140, 160, 3250, 4500, BGX etc... Há muito a se considerar quando vamos escolher a motorização de um aeromodelo de médio e grande porte, com envergadura acima de 2 metros. Os motores glow, na maioria das vezes são: MAIS LEVES-DESENVOLVEM MAIS POTÊNCIA- SÃO MAIS SIMPLES DE INSTALAR-COMPACTOS - NÃO REQUER SISTEMA DE IGINIÇÃO - NÃO OCORRE O RISCO DE INTERFERÊNÇIA NO SISTEMA DE RÁDIO. Porém, quando se trata de um motor golw de grande cilindrada é preciso considerar outros fatores como: CONSUMO - CUSTO DO COMBSUTIVEL - POSICIONAMENTO DO TANQUE - TRABALHAM MAIS FRIOS NÃO PERMITINDO USAR SISTEMA DE FUMAÇA ETC... Vejamos um exemplo: Um Extra 300 em escala de 1/4 com motor glow 120 consome 1,4 litro de combustivel (glow) a cada 10 minutos de funcionamento com aceleração full. Já um motor a gasolina da mesma cilindrada consome menos de 0,9 litro para o mesmo tempo de funcionamento. O consumo do glow em relação a gasolina pode chegar a ser 2,5 vezes maior pois a rotação de trabalho entre golw e gasolina são muito diferente, deixando um saldo negativo ao glow no tocante do comparativo de preços dos combusitveis pois as vezes a gasolina chega ser 7 vezes mais barata o litro em relação ao combustivel glow. Os modernos motores a gasolina desenvolvem uma potência consideravel, bem próxima daquela desenvolvida pelos motores glow e o peso vem diminuindo a cada novo projeto com o resultado da tecnologia aplicada na fabricação. Ademais os motores a gasolina possuem carburadores com bomba interna (bomba de diafragma), o que possibilita a instalação do tanque no CG do modelo, fator essencial para a manutenção do balanceamento durante o vôo e o bom desempenho acrobático. De modo geral, assim podemos resumir as vantagens do motor a gasolina: CONFIAVEIS - ECONÔMICOS - DURÁVEIS - PODEM TRABALHAR COM TANQUE NO CG DO MODELO - GERAM FUMAÇA COM MAIS FACILIDADE. Nos aviões de menor porte, entranto, como em Extra 300 ou um CAP 232 em escala 1/4, com cerca de 1,70 metro de envergadura(genericamente da classe para motores glow de 0,90 a 1,20 pol3, com ciclos de dois ou quatro tempos) é possivel instalar o motor a gasolina, mas esta opção não traz beneficios especificos expressivos pois os motores a gasolina de pequeno porte tambem requerem um sistema de iginição com magneto ou bateria própria, o que adiciona mais peso ao aeromodelo e o torna mais crítico. A escolha, entretanto, é individual e deve ser baseada na performance desejada pelo piloto e na economia. Outro exemplo, um Extra 300 com 1,73 de envergadura pesa em torno de 3,9 kilos com um motor glow 120 2t. O mesmo avião com motor à gasolina da mesma cilindrada, deixa o conjunto com creca de 500 gramas a mais. Outro fator a ser considerado é a vida utíl dos rolamentos. O combustivel glow tende a atacar mais os rolamentos, o que impõe cuidados especiais, como o uso de óleo de proteção pós-funcionamento(after run), já os motores a gasolina não tem esse problema, pois o óleo utilizado junto com o combustivel já proporciona a proteção adequada. Fica, então bem claro que, quando se pensa em um aeromodelo de grande porte (com 2 mts de envergadura ou mais) a melhor opção é um motor à gasolina disponiveis hoje com muitas opções de cilindrada, peso e potência, de modo a atender as necessidade de seu estilo de vôo e casar bem com o bolso tanto na aquisição do motor quanto ao gasto com combustivel.
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terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
Glow ou Gasolina?
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